Como usar uma Churrasqueira a Gás ?

Por Chaleur 19/02/2020 4 Comentário(s)

Como usar uma Churrasqueira a Gás ?

Tempo de leitura: 5 minutos 

 

FALA CHURRASQUEIRO, TUDO BELEZA?

 

Em alguns anos que trabalhamos com Churrasqueira a Gás, como usar ela é umas das perguntas que mais recebemos nos últimos anos e foi umas das perguntas que nós mais pesquisamos, testamos e praticamos. É crucial saber explicar como fazer um belo Churrasco em sua Churrasqueira a Gás. Eu vou explicar e te passar algumas dicas infalíveis para você fazer um Churrasco de alto nível. Você tem uma Churrasqueira a Gás e quer aprender a explorar ao máximo sua Churrasqueira? Segue a leitura e vamos entender como revolucionar o seu Churrasco.

 

Se você não entende como funciona uma Churrasqueira, recomendo você ler antes o primeiro post do nosso blog, leu? então vamos começar!

 

A primeira dificuldade de quem sempre usou uma Churrasqueira a Carvão e vai usar o novo modelo de Churrasqueira é: ACERTAR O PONTO. Isso aconteceu com você também?

 

Simplesmente, isso ocorre porque quem usa a Churrasqueira acaba usando ligando todos os queimadores no máximo, deixando a churrasqueira em teperatura máxima, com isso, acaba-se fazendo a famosa "carne de sola" ou "ponto onde o boi morreu à toa" e isso não é legal acontecer no seu Churrasco.

 

Uma grande dica que eu posso te dar primeiramente é: Não use todos os queimadores em temperatura máxima, isso faz com que a temperatura interna fique extremamente alta e você perca os controles dos pontos das carnes com facilidade. Uma Churrasqueira com alta temperatura, acaba exigindo uma atenção muito alta do Churrasqueiro, ou seja, a possibilidade de fazer a famosa carne de sola é eminente. O que nós recomendamos é: Se sua Churrasqueira tiver 2 queimadores, use um queimador em temperatura alta e outro em temperatura média, assim você diminui bem a temperatura da Churrasqueira e consegue acertar o ponto com mais facilidade, principalmente, aquela picanha bem mal passada. Se você usar uma Churrasqueira com 3 queimadores, eu recomendo dois queimadores em alta temperatura e um completamente desligado, esse setup de dois queimadores deixa a Churrasqueira extremamente versátil. Você pode usar os dois queimadores para fazer a crosta de maillard, aquela crosta maravilhosa na parte superior da carne, sem perder ou alterar o ponto interno da carne, para acertar o ponto, você pode grelhar indiretamente usando o terceiro queimador desligado, a temperatura interna vai finalizar o ponto para chegar no ponto da sua preferência com muita facilidade. Com 4 queimadores ou mais, recomendamos sempre 2 ou 3 queimadores em alta temperatura e um ou dois desligados, para fazer a mesma reação e acertar o ponto interno (Se sua churrasqueira possuir uma grelha superior, pode usar também para acertar o ponto da sua carne).

 

E se você for assar peças grandes? Sem dificuldade nenhuma! Uma das dicas valiosas que eu gosto de dar é assar indiretamente as suas carnes, colocando a sua maravilhosa carne de qualidade nos queimadores que estão desligados e usar dois queimadores ligados em alta potência, assar indiretamente a ação de cocção muda, ou seja, ela assa de fora para dentro (Demanda um pouco mais de tempo do que grelhar) mas o ponto fica maravilhoso, para essas peças nós recomendamos o uso da Smoker box para adicionar lenha em chips para dar uma leve defumada nessas peças.

 

Mas e a Costela? Na costela é bem simples, eu recomendo no primeiro momento temperar e colocar ela numa temperatura entre 110 a 150 graus, envolvida com papel alumínio ou celofane. Assim, podemos efetuar a cocção a vapor (Lembre-se: Carnes como Costela e Brisket possui muita gordura e colágeno, para vencer isso a cocção (reverse searing) é a melhor opção para fazer aquela costela saindo do osso). O tempo varia entre 2 a 3 horas, quanto mais tempo deixar, mais ela vai derreter, igual essa aqui. Após esse tempo, pode retirar a sua costela da capa e coloca pra dar ponto por fora, eu recomendo muito aumentar a Churrasqueira na temperatura máxima você pode grelhar ela rapidamente para dar aquela cor maravilhosa por fora, depois é só servir para os amigos te elogiarem pelo resto do dia!

 

Como posso salgar minha carne? Muita atenção nesse ponto, aqui o que vale considerar é a fabricação da sua churrasqueira. Se a sua Churrasqueira é 100% inox você pode usar várias técnicas de salga, pode deixar a carne em temperatura ambiente e salgar e deixar por 5 ou 6 minutos, o processo dessa salga se chama osmose, onde o suco da carne sobe até a superfície devido ao sal e o suco volta para a carne já salgada e é ótimo de usar, ou salgar na hora de assar (recomendo sal com granulometria média ou pequena). Se a sua Churrasqueira não é 100% em Aço Inox, eu recomendo você salgar após grelhar, ou seja, você vai grelhar totalmente sem sal, e finaliza com flor de sal, o sal em contato com o aço carbono é fatal para um enferrujamento, então, prolongue a vida útil da sua Churrasqueira usando a técnica de salga após grelhar e o gosto fica fantástico, aliás, não é todo mundo que possui uma Churrasqueira à Gás 100% inox.

 

E para linguiças, frangos e outros? Para esses, eu recomendo o uso de acessórios, para facilitar primeiramente na limpeza pós-churrasco (Falaremos sobre isso em breve). A mantagrill é uma solução inteligente para o Churrasco, facilitará todas as vezes que você for grelhar frangos, porqueta e até linguiças. A mantagrill também facilita sua vida para fazer fatiados como bacon, burguers e outros sem fazer aquela sujeira enorme. O custo benefício vai te surpreender, e você pode comprar clicando aqui.

 

E aí? Gostou? A leitura é extensa, mas se você chegou até aqui, você aprendeu muito sobre Churrasqueira à Gás. Você pode falar com o nosso time de especialistas ou pode deixar um comentário que vamos lhe responder, sane todas suas dúvidas e adquira uma Churrasqueira com quem conhece, ou seja, adquira a sua Churrasqueira com a Chaleur Brasil.



Conheça nossa linha de Churrasqueiras de Embutir e Churrasqueira de Carrinho,


Quer falar com nosso time de especialistas através do Whatsappp ? Clique aqui!

 

Um grande abraço!
Lucas S.
Especialista em Churrasqueiras a Gás da Chaleur Brasil
Facebook | Instagram | Linkedin | Voltar para Home

 

4 Comentário(s)

Bruno:
19/02/2020, 02:48:37 PM
Responder

Agora é só juntar a família e amigos para por em prática!!!!

Felipe:
06/03/2020, 04:24:57 PM
Responder

Olá! Eu tenho uma de vocês com 3 queimadores e fiquei na dúvida: 1) Para assar carnes, eu devo deixar a tampa aberta ou fechada? 2) No texto diz para ligar 2 queimadores apenas. O terceiro (apagado) deve ser o do meio ou do canto?

JORGE MARTINS:
07/03/2020, 02:48:32 PM
Responder

Bom dia, meu problema é que quando asso carnes com gordura, como picanha, a gordura derrete, cai sobre as grelhas e provoca chama. O que fazer

Kleber:
31/05/2020, 02:54:46 PM

Tenho o mesmo problema

Rafael Carvalho Masculino Ribeiro:
27/04/2020, 12:35:42 AM
Responder

Posso fazer primeiro a reação de maillard e depois subir pra segunda grelha pra acertar o ponto? Tenho outra dúvida, qndo usar a churrasqueira com tampa fechada? E tb sobre linguiças, posso cozinhar ela primeiro na segunda grelha com com tampa fechada e depois fazer a reação de maillard na primeira deppis de cozida?? Desde ja obrigado

Deixe seu comentário

Fale Conosco pelo Whats